Ser bilingue no Brasil não necesariamente quer dizer que se deve saber falar inglês

As principais mídias do país têm demonstrado possuir um comportamento completamente tendencioso e em época de eleição isso fica mais que evidente. Outro ponto que a nossa “grande” mídia gosta sempre de ressaltar, de incutir em nossas mentes, é o complexo de vira-latas. De que sempre somos inferiores ou de que estamos sempre numa pior.

Em uma matéria feita pela UOL, com o título “Dias após Rio anunciar médicos bilíngues, inglesa é atendida com mimica”, é deixado transparecer de que o Brasil não estaria preparado para a Copa, porque nossos médicos bilíngues não falariam corretamente o inglês.

É claro que não são todos os médicos brasileiros que dominam uma segunda língua, mas ao dizer que iremos ter médicos bilíngues não necessariamente implica que teremos médicos que falam inglês. Teremos também médicos brasileiros que falam espanhol e outros que falam francês. Conforme foi anunciado pela Secretaria de Saúde do Rio.

Na reportagem da UOL foi dito que “a advogada veio de Manchester, na Inglaterra, para passar alguns dias na casa de amigos do Rio”. Portanto, quem não compra essa ideia de vira-latas deve questionar: Como é que esta advogada inglesa comunicava com os seus amigos do Rio? A resposta que nos vem a mente seria em inglês, certo? Agora será que estes amigos não poderiam acompanhá-la em uma visita ao médico, ao invés de ter a deixado ir sozinha?

Quem já viajou ao exterior e necessitou passar por atendimento médico deve saber a dificuldade de ser atendido em língua portuguesa. Então olhando para o outro lado da moeda, passaremos agora de cara à coroa (britânica?), faremos a seguinte pergunta: quais são as chances de se viajar a Manchester ou qualquer outra cidade da Inglaterra e ser atendido por um médico que fale português?

Anúncios

Uma opinião sobre “Ser bilingue no Brasil não necesariamente quer dizer que se deve saber falar inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s