Brasileiro de verdade não foge do seu país

Recentemente um vídeo no Youtube chamou a atenção de alguns amigos meus. Alguns queriam saber o que eu pensava sobre o assunto. Outros me indagavam, ainda que indiretamente, se seria mesmo o momento de eu querer voltar para o Brasil.
Veja aqui o vídeo que está causando alguma polêmica:

Clique aqui para ver a matéria que fez o vídeo dele ficar conhecido.

Agora vamos abordar apenas uma questão importante: a saúde pública. Aqui na Inglaterra, país onde resido atualmente, temos o NHS e no Brasil temos o SUS. Não será meu propósito aqui querer comparar um sistema de saúde com o outro, mas quero dizer que ambos são gratuitos, ou se preferir, são mantidos por quem paga os impostos. E nos EUA? Lá eles não tem saúde pública como conhecemos. Se esse senhor que fez o vídeo for querer morar nos EUA sem estar legal, ai a coisa vai ficar complicada, pois ele não vai ter direito de PAGAR por um seguro de saúde. Veja, mesmo tendo dinheiro para pagar por um seguro de saúde, ele não poderá fazê-lo de forma legal. Tudo terá que ser particular, pago em “cash”. E quanto custa a saúde nos EUA? A mais cara do mundo. Ah, mas lá ganha-se bem. Alguém pode querer dizer. Concordo, chega-se a ganhar U$50.000 num ano, fazendo o mesmo tipo de trabalho que um brasileiro comum faz aqui na Inglaterra. Mas e quanto se gasta com saúde por lá? Vamos concentrar apenas na saúde, ok? Esqueçamos por enquanto de todos os outros impostos e taxas que se tem por lá (e olha que não são pouco os gastos).

A média de gastos em hospitais nos EUA é de US25.000 por semana. Mas isso sem contar o procedimento cirúrgico. Esse valor é pago por alguém que ficou doente e precisou ser internado e ficar recebendo visitas de médicos, de enfermeiros e também de procedimentos clínicos. Se ele precisasse de uma cirurgia do coração, por exemplo, teria que pagar entre U$200.000 a U$250.000 e teria que dar 50% desse valor de entrada, antes da cirurgia ser marcada. É por isso que muitos brasileiros que moram nos EUA voltam para o Brasil para fazer algum tratamento de saúde mais complexo.

Agora será justo uma pessoa que viaja para o exterior, fixando residência por lá, e que passe a criticar, falando mal do país em que viveu e cresceu e depois queira voltar para seu país de origem, só para fazer um tratamento médico público e que será custeado pelo povo que ele tanto fala mal? Não estou me refiro ao senhor que fez o vídeo, que fique claro. Mas talvez ele não saiba a realidade de muitos brasileiros que vivem nos EUA. Eu prefiro lutar pelo meu país, sugerindo ideias que possam contribuir com melhorias para todos. Criticar é muito fácil, lutar por melhorias é mais complicado. Talvez agora o brasileiro esteja começando a despertar e a aprender que não basta criticar, mas que é preciso também arregaçar as mangas. E os protestos recentes nos dão uma prova disso. Já chega! Basta! Este é o grito que se ouve nas ruas. O autor do vídeo pode querer morar fora do Brasil por várias razões. Eu mesmo tive as minhas razões para ir morar fora, assim como tenho minhas razões para querer retornar. O que não se pode é fugir e abandonar o seu país. Em nosso Hino Nacional está escrito “Verás que um filho teu não foge à luta” e aquele que o faz, não é digno de ser chamado de brasileiro.

Anúncios

4 opiniões sobre “Brasileiro de verdade não foge do seu país

  1. muito bem Marden !!!!concordo com varias coisas deste video mas pensei k este senhor vivia nos USA, mas pelos vistos nao tem ideia do que passa um imigrante neste mundo.
    Aquele abraco

    • Exatamente César e é neste ponto que queria chegar. Não é simplesmente imigrando que todos os problemas vão deixar de existir. Outros problemas também irão surgir e é preciso que se diga isso. Mas felizmente o povo tá acordando para a realidade! Um forte abraço.

  2. Cada um busca o melhor pra si dentro de sua possibilidades. Acredito que por mais difícil que seja a vida nos EUA para um imigrante, se esse se legalizar tudo dentro da lei poderá pagar um seguro saúde e ter todo acesso a ela, assim como qualquer outro nativo de lá.
    O povo brasileiro aos poucos está acordando, eu diria que o governo deu um tiro no pé, pois com a inclusão digital as pessoas tem cada vez mais acesso as informações em tempo real, e isso é muito bom. Até um certo tempo atrás poucas pessoas tinham noção das diferenças salariais e preços de determinados produtos mundo a fora. Creio que a tendência é isso tudo aumentar, pois o brasileiro tá abrindo o olho e vendo o tempo que viveu na escuridão.
    No Brasil cada vez mais, as coisas são caras, e as pessoas baratas, enquanto lá fora as coisas são baratas e as pessoas são caras! Triste mas é Brasil.
    Um governo existe para servir o povo, no Brasil o povo serve o governo. Temos um governo sanguessuga, corrupto, ineficiente, que se diz protecionista, por falar em protecionismo, acho isso uma vergonha, pois quem precisa de proteção são os fracos. O governo prefere aumentar impostos, dificultar importações ao invés de incentivar o desenvolvimento da indústria, infraestrutura, tudo aquilo que poderia contribuir para o desenvolvimento desse país. Tenho certeza que se os impostos fossem menores um brasileiro não viajaria para o exterior para fazer compras, ele compraria por aqui mesmo, pois mesmo se esse produto custasse um pouco mais caro por aqui, ele não teria todo o trabalho e dor de cabeça para trazer de fora, más com tanta diferença, por exemplo, se eu comprar umas dessas promoções de alguma companhia aérea com voo de ida e volta para Miami e lá compra um iPhone 5s, sai mais barato que comprar no Brasil e nem paga imposto, pois pode ser declarado como uso pessoal. Com todas essas viagens, boa parte do dinheiro que gastamos lá fora poderia ficaria por aqui mesmo, pois com menos impostos e preços justo o consumismo aumentaria, com ele a geração de emprego, melhor distribuição de renda, acesso a educação, arrecadação do governo e até mesmo a balança comercial. Esse dinheiro arrecadado a mais poderia ser melhor investido em saúde, educação, infraestrutura, e tudo aquilo que o Brasil precisa melhorar com mais urgência, más com a corrupção no nosso governo isso é missão impossível.
    Temos tudo pra ser o melhor país do mundo, más infelizmente caminhamos em direção aos piores. Sei que atitudes tomadas não trazem efeitos da noite para o dia, por isso mesmo se uma atitude não for tomada agora, tão logo não veremos nosso país crescer, a não ser em número de habitantes.

    • Gustavo, seu comentário foi muito claro e objetivo. Quase não há nada que acrescentar no que você disse, pois você já disse muita coisa que concordo. Apenas acrescentaria que por melhor que seja morar num outro país, normalmente não nos sentimos cidadãos deste novo país. Pelo menos foi assim comigo e com centenas de outros amigos que fiz nos países que tive oportunidade de morar.

      Quando estamos fora, primeiramente sentimos a saudade da família e dos amigos que deixamos. Claro que podemos fazer novos amigos, mas uma nova família que nos preencha, como os nossos pais, irmãos, tios, primos, etc, já fica mais complicado. Depois vem a saudade da comida, das frutas que não costumamos encontrar fora, das brincadeiras de criança, e de uma outra série de coisas.

      Quando estamos fora, passamos a reunir com brasileiros, a procurar bailes com músicas brasileira e sem esquecer daquele churrasquinho nos dias de verão. A feijoada fica mais gostosa e até a caipirinha parece que tem um novo sabor. Outras vezes passamos a reclamar da cultura dos povos deste novo país. Claro que tudo isso depende de pessoa para pessoa. Portanto nada do que disse aqui valerá para todo mundo.

      Sobre o fato de comprar fora alguns produtos, também estou de acordo com você e veja também que nem sempre a melhor opção são os Estados Unidos. Clique aqui para ver um bom exemplo.

      Obrigado e volte sempre que quiser. Tudo de bom para você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s