Como combater o roubo de aparelhos celular e ao mesmo tempo ajudar a salvar vidas

Phone happyNo Brasil mais de 1 milhão de celulares são roubados a cada ano. Provavelmente você que está lendo este artigo já teve seu celular roubado ou então conhece algum amigo ou familiar que já passou por essa triste e inconveniente situação. Devido a esse grande número de furtos e roubos, somos vice-campeão mundial, perdendo apenas para a Índia, de acordo com relatório da empresa F-secure.

Um dos grandes problemas que concorre para agravar essa triste situação vem sendo a falta de informação dos usuários da telefonia móvel no país. Poucos de nós sabemos que com medidas simples, o número de furtos, roubos e latrocínios (onde se mata para roubar), pode ser praticamente extinto ou drasticamente reduzido.

O crime geralmente é motivado por dois fatores: o criminoso pretende usufruir do bem adquirido de forma ilícita ou ele vai procurar fazer negócio com o intuito de obter algum dinheiro ou alguma outra vantagem, usando como troca o produto roubado. Para ambos os casos, a inutilização do celular é algo que vai desestimular os ladrões a praticar tal crime.

A desestimulação do crime irá beneficiar toda a sociedade, evitando não apenas a perda de valores monetários dos cidadãos, mas seremos beneficiados principalmente pelo simples fato de que estaremos, com essa atitude, salvando vidas humanas. Com uma simples atitude como essa, poderemos estar evitando muitas mortes, como a do estudante Victor Hugo Deppman, 19 anos, que sem reagir levou um tiro na cabeça após entregar seu aparelho celular.

O que todo proprietário de celular deveria fazer enquanto está de posse de seu aparelho:

1) Registrar o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do aparelho em um local seguro (por exemplo, sua conta de e-mail). Este número pode ser encontrado na caixa, na nota fiscal ou por detrás da bateria do aparelho. Também se pode obter o número digitando *#06# no próprio aparelho.

2) Guardar, também em um local seguro, a Nota Fiscal de compra do aparelho. Recomendamos também fotografar ou filmar seu aparelho e guardar as imagens em um local seguro (novamente poderá usar seu e-mail).

Como reduzir ou acabar com o roubo de celulares:

1) Faça um boletim de ocorrência (BO) sobre o furto ou roubo. Isso é muito importante pois as operadoras de celulares irão necessitar do BO para bloquear o seu aparelho e impedir que ele volte a ser usado. O BO também lhe ajudará, inocentando-o da responsabilidade, caso a pessoa que esteja com o seu celular faça chamadas (principalmente internacionais) usando seu chip (SIM Card).

2) Procure sua operadora e peça que bloqueie o chip e também o seu aparelho celular. Eles irão precisar de alguns dados seu, como CPF, e o número do IMEI do seu aparelho.

A responsabilidade no combate a este tipo de crime é de todos nós. Quanto mais conscientes estivermos sobre a gravidade deste problema e alertarmos o maior número possível de pessoas, conseguiremos juntos combater ou reduzir esse tipo de crime, que vem fazendo muitas vítimas e que cresce a cada ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s