Será que uma imagem vale mesmo mais que mil palavras?

Imagem

Noto que com a popularização das redes sociais muita gente passa, agora, mais tempo acessando plataformas como o Facebook e com isso sobra menos tempo para a leitura de textos e livros. Essa plataforma é excelente, principalmente para (des)fazer novos amigos ou (des)unir amigos distantes ou amigos que não se viam há muito tempo. Mas com isso, a simples leitura de e-mais, blogs ou sites, foi ficando para um segundo plano para um grande número de pessoas.

O Facebook, sem dúvida, é uma excelente plataforma para compartilhar fotos, vídeos ou pequenas frases, tal como acontece com o Twitter. Mas para ler textos longos, a plataforma não facilita muito e o jeito seria você ler o texto por e-mail, blog ou site. Veja este exemplo de texto, que nem chega a ser longo, e reparem como ele é apresentado na plataforma Facebook. Talvez você não note ao principio, mas nossa visão necessita de um maior esforço para fazer a leitura de um texto cinza como estes. E antes era bem pior, pois as letras eram bem menores. Agora imagine se fosse um texto de várias páginas? Veja o texto a seguir:

Com isso, os usuários de redes sociais como o Facebook, acabam sendo, na maioria das vezes sem se darem conta disso, mais suscetíveis de campanhas virais ou de cair em certos engôdos. O que não falta hoje em dia são mentiras contadas através de imagens. E já há sites especializados em desvendar muitas dessas mentiras (farsas), como o e-farsas e quatrocantos.

Vejam por exemplo uma foto de briga de cães que está circulando na internet e que sugere que foi patrocinada pela Heineken.

Note que esta imagem já havia sido compartilhada mais de trinta mil vezes. Porém o que pouca gente notou é que uma outra usuária do Facebook até tentou postar uma nota oficial da Heineken alertando sobre a verdade dos fatos. Mas como disse no início, o Facebook não favorece a leitura de texto longos. E então mais gente apenas observa a imagem e a compartilha como uma forma de protesto e indignação.

E ai fazemos a pergunta, que é o título deste artigo: Será que uma imagem vale mesmo mais que mil palavras?

Leia a seguir a explicação da Heineken sobre essa imagem polêmica e tirem suas conclusões:

http://www.heinekenbrasil.com.br/?comunicado-oficial-rinhas-de-caes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s