Saiba o que é uma corrida de ratos e aprenda como sair dela

Todos nós estamos em busca de algo. E pensamos que para conseguirmos saciar esse nosso desejo, essa nossa angústia, necessitaremos de mais dinheiro. E depois mais e mais dinheiro. Não é assim que vem ocorrendo com você agora mesmo? Muitas vezes você sacrifica algumas horas de lazer, horas estas que poderiam estar sendo dedicadas para passar com a família, com os amigos, ou que poderiam estar sendo dedicadas aos seus projetos. Ai você acaba se dando conta que passa cada vez mais tempo no trabalho, fazendo algo que muitas vezes não gosta e deixando de dedicar-se no tipo de trabalho que sempre sonhou, de fazer as coisas que realmente gosta, que são importantes para você. Para chegar no fim do mês ou do ano e perceber que essas horas a mais trabalhadas não são suficientes.

Se você se identificou com a situação acima, saiba então que talvez esteja num ciclo de trabalho vicioso, que podemos chamar de “corridas de ratos”. É como se você fosse o executivo da ilustração, correndo, preso em uma jaula que faz movimentos circulares e da qual você não consegue parar para poder escapar, sair da situação. Não conseguindo alcançar o seu objetivo almejado.

Se eu te perguntasse para que você quer mais dinheiro, qual seria a sua resposta?

Pare por alguns minutos e pense no porquê que um pouco mais de dinheiro, iria ser útil para você e anote em um papel onde você empregaria esse dinheiro. Anote todas as situações onde você acredita que o dinheiro extra poderá ser empregado. Parou para pensar e fazer as anotações? Pois bem, independentemente do que tenha escrito ou pensado, veja que irá empregar seu dinheiro na compra de bens de consumo para você. Não quer dizer que sua família não poderá desfrutar também desses bens, mas quero ressaltar aqui, que você se beneficiará direta ou indiretamente desses bens adquiridos/consumidos. Alguns talvez tenham anotado que queriam ter dinheiro o suficiente para não mais precisar trabalhar. Alguns para investirem em educação. O que é uma excelente ideia, de acordo com a nossa opinião.

Quantos foram os que pensaram que poderiam ganhar mais dinheiro para poder dar mais dinheiro?

Se você parar para pensar, notará que só se justifica ganhar mais dinheiro para poder dar mais dinheiro. Sei que esse conceito pode parecer muito estranho para a grande maioria, mas se você chegou a ler este texto até aqui, é porque talvez se sinta preso na situação anteriormente ilustrada, que chamamos de “corrida de ratos”. E sendo assim, talvez seja muito difícil ver a real finalidade do dinheiro. Mas continue lendo o texto, que as coisas poderão ficar mais claras, ao menos assim espero.

Posso afirmar que você, eu e qualquer outra pessoa, podemos viver de maneira muito melhor, com o dinheiro que ganhamos atualmente ou inclusive com muito menos. O problema reside no fato de que, de forma muito sutil, quase mesmo imperceptível, vamos sendo “guiados” para aumentar o nosso consumo. Talvez você não consiga perceber os reais motivos, mas sente que necessita comprar aquele sapato ou sandália que viu na vitrine do shopping. Talvez você queira uma gravata parecida com a do seu chefe ou colega de trabalho. Ou quem sabe se você comprar aquela bolsa, não te fará sentir como quem desfila pelas ruas, causando sensações e/ou inveja?

Será que é você quem decide o que comprar, quando comprar e como pagar?

Talvez não, certo? Constantemente nosso comportamento vem sendo monitorado. Ainda mais hoje em dia, com essa parafernália de equipamentos eletrônicos, somos não só monitorados, como também influenciados por todos os canais de comunicação. Portanto, para poder sair da situação na qual você se encontra, é preciso identificar quem e porquê querem te fazer consumir, a cada dia, mais e mais.

Quem ou o quê, pode influenciar no meu hábito de consumo?

O governo diz: compre! Para assim poder cobrar impostos e arrecadar dinheiro para executar obras, investindo em obras que deveriam trazer benefícios para todos. As indústrias/empresas também querem que você consuma os produtos deles, pois assim poderão (ou deveriam) continuar melhorando a qualidade dos produtos vendidos e também criar novos produtos, para o bem geral de todos. Os bancos também querem te “ajudar”, oferecendo melhores formas de “capitalizar” o seu dinheiro, oferecendo empréstimos, para você realizar seus sonhos.

E quais são os nossos sonhos? Lembra-se da minha pergunta anteriormente, sobre para o porquê de você querer ter mais dinheiro?

Seria o seu sonho, ter uma casa própria? Trocar de carro? Uma viagem paradisíaca? Não importa muito, apenas sei que “eles querem te ajudar”. O governo lança linhas de créditos, que agora passam a caber em seu bolso e assim você pode realizar o sonho da casa própria. Reduzindo impostos como o IPI (imposto sobre produtos industrializados), você passa a comprar não só a casa, mas também os móveis e dá até para ter um carro novo na garagem. Surgindo créditos para tudo quanto é lado. Correios, padarias, supermercados, cada um agindo como se fosse uma agência bancária, com linhas de financiamentos próprias. Afinal, elas estão aprendendo a ser como os bancos. E estes por sua vez, aprenderam com os governos ou são seus maiores aliados.

Não quero que você pense que sou contra governos, indústrias, empresas ou bancos. Muito pelo contrário, acho que esses órgãos ou entidades são necessários, talvez eu só não concorde com certas formas de atuar. Nos meus próximos artigos, procurarei dar continuidade a este assunto, oferecendo maiores esclarecimentos e apresentando algumas soluções bem simples para que você possa se ver livre da “corrida de ratos”, dando um novo rumo à sua vida e se tornando um consumidor consciente. Quero que você  possa dedicar mais tempo à família e aos amigos. Consequentemente, quero que sejas um pouco mais feliz, espalhando a felicidade por onde quer que você ande.

Anúncios

Uma opinião sobre “Saiba o que é uma corrida de ratos e aprenda como sair dela

  1. Pingback: Teremos que mudar nossos paradigmas para libertarmos da corrida de ratos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s