Como ter mais dinheiro e viver melhor (parte II)

Continuando o artigo anterior, Como ter mais dinheiro e viver melhor, quero demonstrar formas simples porém muito úteis e práticas de economizar dinheiro, para depois gastá-lo em algo que seja verdadeiramente útil para você e sua família. No artigo anterior falamos que Energia = Dinheiro ou vice-versa. Depois falamos dos conceitos de Dinheiro e Energia nas cores verdes.

Quando digo Dinheiro e Energia verde, não estou simplesmente falando em cores, mas sim num significado específico que para nós isso representa. Na verdade falo no sentido de ecológico e de respeito ao meio ambiente. Mas vamos ao que interessa, porque acredito que muitos querem saber como ter mais dinheiro e viver melhor.

Existem várias formas de se economizar dinheiro. Mas não há uma receita de bolo, nenhuma delas são infalíveis e nem todas que servem para uma determinada pessoa, deverão servir para outra pessoa da mesma maneira. Porém é preciso entender estas formas e adaptá-las ao seu jeito, criando assim suas próprias regras. No meu último capítulo do primeiro artigo “Como ter mais dinheiro e viver melhor”, eu disse que iria ensinar uma forma de economizar dinheiro que pudesse custear uma passagem, ida e volta, da Europa para o Brasil.

Poucas pessoas tem o hábito e a disciplina de quantificar as coisas. Quantificar na verdade é conhecer os números. É utilizar métodos e padrões para fazer medições. É ter conhecimento ou ter ciência sobre determinado assunto ou coisa. Muitos de nós só vemos ou valorizamos coisas em larga escala ou grande volume. E isso acontece com o nosso dinheiro ou com os nossos gastos. Então irei relatar alguns exemplos que funcionam perfeitamente para mim e que também poderão funcionar para outras pessoas, fazendo claro algumas adaptações necessárias ao cotidiano de cada uma delas.

Londres tem um dos melhores transportes públicos do mundo. Para um turista brasileiro o preço pode parecer bastante caro, mas ao ler este artigo verá que na verdade não é. Quando se tem a devida informação, esse preço reduz bastante. Um bilhete de ônibus para uma viagem simples custa £2,20 o que daria aproximadamente R$6,00 para viagens que forem pagas em dinheiro. Porém existe um cartão especial para os transportes públicos, conhecido como Oyster Card e ai se pode economizar pagando para um mesmo percurso apenas £1,30, aproximadamente R$3,50. Uma economia de R$2,50 por viagem. Porém com este cartão, as vantagens vão muito mais além porque você tem mais opções de compra, como o passe diário, o passe semanal, o passe mensal e o passe anual.

O passe diário custa £4,00 algo em torno de R$10,80. Agora imaginem uma capital como Londres, onde se tem várias coisas para ver, com uma opção enorme de ônibus que passam a cada 5 minutos? Um turista poderia sair de manhã, apanhar vários ônibus para conhecer a cidade e voltar a noite para o hotel por apenas R$10,80. Mas não pensem que as vantagens acabam por ai não. Mas como não irei citar todas as vantagens dos transportes públicos, gostaria apenas de ressaltar só mais uma vantagem do Oyster Card, que servirá de informação para turistas que forem ficar aqui por uma semana ou mais. O passe semanal custa nos dias de hoje £17,80 algo em torno de R$48,00. Imagina agora conhecer uma das belas capitais do mundo, viajando nos ônibus mais famosos do mundo e pagando apenas R$48,00 por 7 dias de viagens?

Pois bem, será utilizando os valores do passe semanal que quero mostrar como faço para economizar uma quantia suficiente que me possibilite pagar minha passagem aérea para o Brasil na qual diminuo as saudades do Brasil visitando amigos e parentes. Comparando as vantagens descritas anteriormente dos transportes públicos de Londres e dos seus preços, que acabam saindo mais barato do que os preços praticados nas capitais do Brasil, que tem em media uma tarifa de R$2,00 e que na maioria das vezes um trabalhador necessita apanhar 4 conduções diárias, gastando algo torno de R$48,00 por semana (6 dias de trabalho) só para ir e voltar do trabalho. Se este mesmo trabalhador desejasse ir num supermercado ou visitar um amigo utilizando o transporte público, ou quem sabe passear com a família no domingo, o valor gasto semanalmente seria bem mais elevado.

Mas ainda não é esta a que economia faço e que me possibilita ter um ganho suficiente, para ao fim de um ano custear minha passagem. Aqui por se tratar de uma cidade plana, há uma enorme vantagem para se usar como condução, a bicicleta. Sim, este é um transporte bem usado aqui na Europa e que vem ganhando popularidade cada vez mais. Há praticamente 2 anos que sou um ciclista e durante 1 ano e meio trabalhei como entregador de correspondências ou pequenos malotes utilizando a bicicleta, que são conhecidos courier messenger ou push-bike courier. Este trabalho que exerci além de ter me possibilitado conhecer uma variedade enorme das ruas do centro de Londres, me ajudou muito economicamente falando.

Como deixei de pagar, aos dias de hoje, £17,80 (R$48,00) por semana, para me deslocar ao trabalho, acabo fazendo uma economia de £925,00 (aprox. R$ 2.500,00) por ano, que tem 52 semanas. Isso me possibilita não só apenas pagar minha passagem aérea, que custa algo em torno de £625,00 (R$ 1.688,00), como ainda me sobram outras £300,00 (R$800,00) para gastar naquilo que gosto, como por exemplo, uma boa comida mineira ou um bom rodízio gaúcho. Mas o meu maior ganho na verdade está no fato de estar me exercitando e com certeza minhas economias aumentam por não ter que pagar uma academia de ginástica para ir lá ficar pedalando. O que me sobra economizados outros R$1.000,00 (ou mais) por ano.

E você, já pensou em fazer as contas para ver se poderia economizar também? Será que a sua cidade também não

é plana? Já pensou em ir para o seu trabalho pedalando? No meu próximo artigo, a continuação deste, quero falar de outras formas de economizar e ajudar a entender os números e como tirar maior proveito deles. Até a próxima leitura então.

Caso não queira perder a continuação deste artigo, então considere assinar meu blog via RSS, via e-mail ou seguir-me através do Google Friend Connect.

Deixe um comentário

