Wikileaks: Um novo marco na mídia mundial

No mundo inteiro a liberdade de imprensa sempre foi um assunto bastante discutido e questionado. Vários órgãos de imprensa sempre se qualificaram como livres e divulgadores de informações sem vínculos políticos, financeiros ou religiosos e sim com o único e exclusivo fim de mostrarem a verdade das coisas, desinteressadamente.

Mas sabemos que nem sempre ou nem todos os órgãos, foram assim tão transparentes. E o Wikileaks ( coleção de documentos vazados ) surge justamente para mostrar as cartas claras sobre a mesa. Cada país intenta manipular as informações defendendo seus próprios interesses. Não somos contrários à defesa de interesses comuns de um povo ou uma nação. Mas sim, contrários a manipulação destas informações, contrários à falta de transparência.

Um povo, que elege seus governantes, precisa saber a verdade das coisas de forma clara, límpida, transparente. A mentira, encobertadora da verdade na defesa de interesses próprios e contrária à própria verdade que preza os interesses comuns, já não podia mais andar livre e solta como vinha fazendo. O Wikileaks não poderia ter surgido antes. Tudo vem ao seu tempo! Mas seu momento chegou e também não poderá mais haver uma volta à trás.

Deveremos todos a partir de agora, aprender a tomar decisões com mais cautela. Quer gostamos ou não. Deveremos aprender a respeitar a opinião pública, consultando-a para tomada de decisões. Quanto aos países afetados pelos vazamentos do wikileaks, restam-lhes reconhecer os erros, admiti-los e evitá-los em episódios futuros. Somente assim poderemos construir uma democracia.

E o wikileaks me fez lembrar da minha infância, onde morei numa casa com telhado e onde havia algumas telhas partidas. Em épocas de chuva era um terror, principalmente quando a chuva vinha de madrugada, eram goteiras para tudo que é lado. Movíamos os móveis de lugar, puxávamos a cama para o outro lado, colocávamos baldes e panelas onde se gotejava. Porém ninguém pensava em consertar o telhado em época de estiagem para evitar os vazamentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s